
Os pecuaristas de Mato Grosso podem, a partir de segunda-feira (28), adquirir as vacinas para imunização do rebanho bovino contra a Febre Aftosa. O adiantamento da compra das vacinas foi autorizado pelo Ministério de Agricultura e Pecuária (Mapa) e divulgado durante reunião do Fundo Emergencial de Saúde Animal de Mato Grosso.
A campanha de vacinação dos animais, de até dois anos, começa a partir do dia 1º de maio e segue até o final do mês. A comercialização das doses seria permitida somente neste período. No entanto, devido o feriado do Dia dos Trabalhadores (em 1º de maio), a Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) solicitou o adiantamento para a compra das vacinas.
O conselheiro do Fundo Emergencial de Saúde Animal de Mato Grosso (Fesa), Antônio Carlos Carvalho de Sousa, explica que a antecipação visa um maior aproveitamento do período de campanha contra a febre aftosa. Segundo ele, o feriado de 1º de maio inviabilizaria a imunização do rebanho em quase uma semana. “Os produtores querem aproveitar esse feriado para já começar a aplicar as vacinas”.
De acordo com a Famato, a imunização é obrigatória em todo território estadual exceto no baixo Pantanal. Conforme informações do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea/MT), na primeira etapa do ano passado, mais de 12 milhões de bovinos e bubalinos foram vacinados, o que representa 99,03% do rebanho até dois anos de idade. Para este ano, a expectativa do órgão é imunizar 12,5 milhões de animais.
Fonte: Globo Rural